skip to main |
skip to sidebar
Profissão: Perigo
Tem um fósforo? E... um clip de papel? Se não tiver nenhum dos dois, serve um chiclete, ou uma barra de chocolate.
Macgyver é o cara. Antigo agente das Forças Especiais do governo americano, O investigador passou a trabalhar para a Fundação Fênix, dedicada a combater o “caras maus” ao redor do mundo. Até aí, nada de diferente, certo? A trama podia ser de um episódio das panteras ou de uma brincadeira com o boneco Falcon. Ahá! Mas é aí que vem a grande sacada: o MacGyver conseguia combater o mal e mais um pouco sem usar... uma arma sequer!
Com alguns apetrechos inocentes no fundo do bolso (como aqueles que você se esquece de tirar antes de mandar para a lavanderia) e bons conhecimentos de química e física, ele conseguia fabricar quase qualquer coisa. Com um clip, pronto! Ele fechava o circuito de um míssil nuclear. Vazamento de ácido? Ahá: é só usar uma barra de chocolate.
Profissão Perigo (ou MacGyver, o título original) começou a ser transmitida nos Estados Unidos em 1985, e durou até 1992. Foi uma das séries de maior sucesso dos anos 80. O personagem de Richard Dean Anderson era admirado pelos meninos, arrancava suspiros das mocinhas e de quebra virou um modelo de comportamento, elogiado por críticos, pais e professores.
O amigo e diretor de operações da Fundação Fênix Pete Thornton era o cara que mandava o herói para as missões.
Como todos os bons heróis, havia a parcela de mistério: qual era o primeiro nome do MacGyver? (se não quiser que contemos o final, largue esse texto!) Os telespectadores só ficam sabendo na última temporada. Em um sonho, MacGyver volta à idade média e se encontra com seus ancestrais. Escrito numa bandeira sobre a parede de um castelo, estava seu nome:... “Angus!” “Oh” - diz uma donzela – “é um lindo nome”. E ele responde, não muito feliz: “Talvez no seu tempo. Porque de onde eu venho...”
Pronto, você já sabe o nome dele. Agora faça uma busca no Google, por “profissão perigo”. Você encontrará aproximadamente 1850 resultados, em 0,32 segundos (com este texto,1851). Mas repare bem: a maioria deles não tem nada a ver com a série dos anos 80. Mas a versão brasileira do nome deu origem a uma expressão que acabou se tornando um clichê, uma frasezinha de efeito que fica legal em qualquer título. “Profissão perigo: jornalismo”, “Medicina: profissão perigo” e o pior deles: “Professor profissão perigo”. Isso sem falar nas “Macgyverismos” (veja o texto abaixo): todo menino nerd deve ter um dia sonhado em ser o MacGyver.
Macgyverismos
O episódio de estréia da série, Missão Inicial, estreou no Brasil somente em 1986, no lugar de Viva O Gordo, no período de férias do Jô Soares. Abaixo, os "truques" usados por MacGyver no episódio:
1. Desarma míssil com auxílio de um clipe;
2. Com um rifle, fósforos, elástico e galho de árvore, cria tiroteio "por controle remoto" para distrair o inimigo;
3. Amassa cano de uma pistola de sinalização para transformá-la em foguete de empuxo;
4. Torna raios laser visíveis com fumaça de cigarro;
5. Redireciona laser com lente de binóculo até raio atingir a própria fonte;
6. Ergue viga, dando nó em uma mangueira contra incêndios;
7. Detém vazamento de ácido fazendo-o reagir com dissacarídeos de chocolate (lactose e sacarose) para formar carbono elementar e resíduo grosso viscoso;
8. Cápsulas de remédio e sódio metálico são transformadas em pequena bomba.
Pois é, MacGyver é o cara.
Fontes:
www.rdanderson.com
www.retrotv.com
TV Séries - Guia de Episódios
Sprintrade Network
Read more
Os Jetsons foi uma série animada de televisão produzida pela Hanna-Barbera de 1962 a 1963, exibida na TV Excelsior, e depois de 1985 a 1987, sendo que a versão produzida nos anos 80 fora exibida pelo SBT. Essa série introduziu no imaginário da maioria das pessoas, o que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, toda sorte de aparelhos eletro-domésticos e de entretenimento, robôs como criados, etc. De certa forma, esse futuro ideal é satirizado nos desenhos atuais de Futurama.
Personagens
George Jetson: O chefe da família futurista.
Jane Jetson: sua esposa
Judy Jetson: a filha mais velha do casal
Elroy Jetson: o caçulinha dos jetsons
Rose: empregada high tec nos moldes que a sociedade futurista pede.
Astro: cãozinho de estimação
Senhor Spacely: patrão de George e proprietário da Spacely Sprocket Company.
Read more
Em “Cavaleiros do Zodíaco” (1986) jovens guerreiros são guiados pelas constelações; chegou ao Brasil quase dez anos depois de ter sido criado e virou mania.
———————–

“Babar” (1989) nasceu de um conto de fadas; um pequeno elefante viaja da floresta para a cidade e começa a se vestir como homem; ao voltar para a floresta é coroado rei dos elefantes.
———————–
Em “O Fantástico Mundo de Bob” (1990), garoto desvenda o mundo com seu triciclo e também com sua extraordinária imaginação.
———————–
Quem não vibrou com as aventuras, a imaginação e o eterno conflito do personagem “Doug” (1991) com sua irmã Judy?
———————–
Maior marsupial carnívoro do mundo ganhou a alcunha de demônio por causa de seus gritos noturnos, mas em “Taz-Mania” (1991) os grunhidos só fazem rir.
———————–
Quem disse que cão e gato do campo não brigam? No desenho “Bacamarte e Chumbinho” (1964), os rivais chegavam a dar até tiros de espingarda

“Oh, querida Clementina” gostava de cantarolar “Dom Pixote” (1958), um dos primeiros grandes sucessos da dupla de criadores de desenhos Hanna-Barbera.
———————–
Veja mais desenhos aqui: http://criancas.uol.com.br/album/desenhos-animados_album.jhtm
Read more
Apesar de ter um aspecto medieval, o planeta Eternia era recheado de tecnologias avançadas e também de seres mágicos. Ele é comandado pelo justo rei Randor e He-Man é o protetor do universo, que habita o castelo de Grayskull, o qual o vilão esqueleto tenta sempre dominar.
Read more
Para os saudosistas de plantão, dentre os quais eu me incluo, que acreditam que não se fazem desenhos como antigamente… e acreditam que aqueles desenhos deveriam dominar o mundo!
É uma “pequena” seleção… ficaram alguns desenhos de fora!
“Ursinhos Gummi” (1985) foi o segundo seriado animado da Walt Disney; quando precisavam defender seus lares apelavam para o “Suquinho Gummi”, que dava superpoderes.
———————–
Roteiro caprichado de “ThunderCats” (1985) agradava jovens e adultos; tanto que o desenho até ganhou história em quadrinhos.
———————–
Não se assuste com a cara sisuda do cabeçudo; “Pinky e o Cérebro” (1995) renderam muitas risadas em suas tentativas de dominar o mundo.
———————–
Com a ajuda dos poderes de Grayskull, “He-man” (1983) e amigos defendem o planeta Eternia das forças malignas do vilão Esqueleto.
Read more
“Caverna do Dragão” (1983 ) é inspirado no famoso jogo de RPG “Dungeons & Dragons”; tem gente que chora até hoje com o final da história.
———————–
Três panterinhas descobrem o super-herói da idade da pedra que adora gritar “Capitão Caveeerrnaaa” (1977).
———————–
A vida seria perfeita para “Os Smurfs” (1976) se o pentelho feiticeiro Gargamel não quisesse devorar as simpáticas criaturas azuis.
Read more
“Duck Tales” (1987) levou para a telinha as aventuras do afortunado Tio Patinhas; ele não perdia uma oportunidade de abarrotar ainda mais sua caixa forte.
———————–
Lá vai a triônica “Formiga Atômica” (1965); o desenho até lembra o de super-heróis modernos, exceto pelo tamanho do bem-feitor, é claro.
———————–
Dick Vigarista e seu companheiro Muttley trapaceavam em toda prova de “Corrida Maluca” (1968), mas sempre paravam antes da linha de chegada.
———————–
O gato malandro “Manda-chuva” (1961) fazia de tudo para se dar bem na vida ao lado de sua gangue… para desespero do guarda Belo.
———————–
Kabong!! “Pepe Legal” (1959) é um xerife do Novo México metido a sabe-tudo, mas era o ajudante Babalu que salvava o dia.
———————–
“As Aventuras de Tintin”, 1958, foi dos quadrinhos franceses para as TVs do mundo; o cãozinho Milu estava sempre ao lado do repórter.
———————–

“Saída pela direita”, diria o personagem de “Leão da Montanha” (1960) se esta foto falasse; antes de ter seu próprio desenho ele era coadjuvante em “Pepe Legal”.—
Read more
Centurions (The Centurions, 1986-1987). Primeiro foi produzida uma minissérie em 5 partes, que fez sucesso e gerou mais 60 episódios de meia hora. Centurions se passava em um futuro não muito distante e narrava as aventuras do grupo de heróis que tentava salvar o mundo dos maléficos planos do Dr. Terror, que sempre estava acompanhado de seu lacaio Hacker e de um bando de robôs. Além de muita aventura, as histórias tinham um pouco de ficção científica e também tocavam no assunto de preservação da natureza (nos episódios em que o Dr. Terror tentava extorquir os governos para não causar algum desastre ambiental).
A equipe era formada por Max Ray, comandante das operações no mar, Jake Rockwell, especialista em operações terrestres, e Ace McCloud, especialista em operações aéreas. Cada um deles utilizava trajes de batalha que eram teletransportados da base do grupo, a estação espacial Sky Vault, de acordo com as necessidades de cada missão. A operadora dos sistemas na estação, Crystal Kane, ficava acompanhada do cachorro Shadow e da orangotango Lucy.
Mais para o final da série foram introduzidos dois novos Centurions: Rex Charger, especialista em energia, e John Thunder, especialista em infiltração. Uma nova vilã também foi criada: Amber, a filha "normal" (não era cyborg) do Dr. Terror.
O desenho tinha um "final educativo" (tipo He-Man), no qual um dos personagens passava informações sobre temas ambientais. Centurions era produzido por americanos, mas a animação era feita no Japão pelo estúdio Sunrise. Nos Estados Unidos gerou uma linha de brinquedos pela Kenner e uma revista em quadrinhos pela DC Comics. Um tema musical vibrante e o clássico chavão "Força extrema!!" (dito em alto em bom tom quando nossos heróis recebiam seu equipamento) eram parte da atração deste divertido desenho, que passou na Rede Globo.
Read more